Faz algum tempo que, aqui neste espaço, bate-se na tecla de que a dupla Gre-Nal precisa acender o alerta em relação ao fã do amanhã. A última leva dos gaúchos da geração Z, ou seja, quem nasceu entre 2005 e 2009, e os gauchinhos da geração Alfa, que é quem nasceu a partir de 2020, torcerão para o Grêmio ou Inter, evidentemente. Mas a atenção deles e, principalmente, o consumo terá de ser disputado com uma gama de concorrentes.
Colocamos nesse bloco os clubes europeus e seus astros, os games, com seus jogadores e especialistas que destrincham os jogos em vídeos no YouTube, as redes sociais, as plataformas de streaming, com séries que fazem vidrar, e, claro, os esportes americanos, que seduzem pelo alto nível técnico e pela forma de consumi-los que só a mais desenvolvida indústria do esporte/entretenimento é capaz de proporcionar.
É nesse último ponto aqui que vou me deter. A NBA prepara para novembro a abertura de um parque temático de 4 mil metros quadrados distribuídos em três andares. Em Gramado. Sim, aqui nas barbas da dupla Gre-Nal. O projeto é tratado como um dos mais importantes da liga no mundo. Pelo tamanho e por ser vertical. As obras estão em andamento e aceleradas.
O NBA Park ficará na Avenida das Hortênsias, que liga Gramado à Canela. Contará com 15 atrações diferentes que permitirão uma imersão dos fãs. Haverá quadra de basquete, áreas interativas, máquinas de arremessos, espaço reproduzindo um vestiário como o usado pelos profissionais, painéis para fotos que pedem uma publicação nas redes sociais, espaço NBA Replay Center, em que o visitante tem a experiência de virar árbitro, além de cafés, restaurantes, espaço para shows e, é óbvio, a loja de produtos oficiais, a NBA Store.
Tudo isso no território que, por muito tempo, foi exclusivo da Dupla. Porém, a globalização não pede licença, ela invade. É preciso estar preparado para conviver com as marcas mundiais. Mais do que isso, fortalecido para evitar que o dinheiro destinado àquela camisa ou produto oficial mude de rota ou bolso.
Grêmio e Inter seguirão fortes no coração dos gaúchos. Só que, há algum tempo, com a exclusividade bem ameaçada. Aliás, numa Gramado eleita um dos principais destinos nacionais, que recebe cerca de 6,5 milhões de turistas por ano, responsáveis por gerar mais de R$ 1,5 bi, que ativações fazem Grêmio e Inter lá? É de se pensar. Rapidamente, afinal, a NBA já se deu conta disso.