Está nítido que Lucas Leiva e Guilherme ainda levarão algum tempo para ficarem afiados e ajudarem o Grêmio. O próprio Lucas reconheceu que ainda precisa entender mais o sistema de Roger, com dois volantes alinhados.
Na Europa, ele jogava como um primeiro homem do meio-campo. Agora, atuará ao lado de um outro jogador de características parecidas. Porém, a expulsão de Bitello forçará Roger a antecipar um processo de fixação de Lucas no time. O cartão vermelho na Arena Condá escalou Lucas.
Quanto a Guilherme, ele levará ainda mais tempo para recuperar o seu melhor nível. Na última temporada, fez apenas 29 jogos em ligas de baixa competitividade, como as da Arábia e dos Emirados.
Na partida contra a Chapecoense, ele teve dificuldade para completar as jogadas, o que é natural. Porém, saiu dos seus pés a principal jogada do Grêmio, em tabela com Diego Souza, que não acabou em gol por um detalhe. O tempo para Guilherme ainda será longo.
Roger tem, agora, 10 dias para afiar esses jogadores recém-chegados. Talvez precise, inclusive, de um jogo-treino ou até trabalho de campo aberto, do qual o técnico não é adepto, para acelerar esse processo de recuperação.
Isso porque, além da suspensão, há a lesão muscular sofrida por Ferreira, na coxa direita, que não é a mesma responsável por tirá-lo de ação recentemente. Além dos dois, há Thaciano a ser preparado para o jogo contra o Guarani.