Pelo menos na base, o Grêmio já começou a arquitetar seu 2022 com mudanças. Havia uma projeção de trocas nas comissões técnicas, mas alguns resultados ruins no Estadual e também a queda para a Série B do time principal aceleraram a reformulação. Os dirigentes responsáveis pelo CT de Eldorado do Sul decidiram mudar os técnicos do sub-20 e do sub-19. Dessa forma, foram demitidos Guilherme Bossle e Douglas Rodrigues acabaram demitidos. O preparador físico da sub-20, Renato Gelak, também foi dispensado. O clube já trabalha nos substitutos e tem alguma pressa, já que na virada do ano embarca para a Copa SP.
Aliás, a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022 ganhará uma atenção especial em Eldorado do Sul. O clube mandará uma equipe forte e com jogadores no limite da idade. O plano é fazer uma campanha de alto nível para dar uma resposta nacional do clube depois do rebaixamento. Afinal, essa será a primeira competição depois da queda. Porém, há uma outra razão ainda mais importante.
O campeonato poderá servir ao Grêmio como fértil campo de observação de seus talentos para a temporada. A perspectiva é de que, com o aperto no cinto nos investimentos, a gurizada possa ganhar espaço. Assim, o time da Copinha terá alguns valores que precisam entrar no radar do torcedor, como os zagueiros Gustavos, Martins e Marins, os laterais Lucas Kawan, o Café, e Cuiabano, os volantes Ronald e Velasco, o meia Kaká, trazido como joia do Fluminense, e o atacante Rubens, um velocista de flanco atarracado e vertical. Anote esses nomes.