O Grêmio alargou mesmo o funil da base. Pelo menos, nesta largada de 2021. Para a partida desta sexta-feira (19), contra o Aimoré, o auxiliar Alexandre Mendes relacionou mais três caras novas, o lateral-esquerdo Vitinho e os volantes Victor Bobsin e Sarará, rebatizado no time principal como Mateus Ferreira. Vitinho e Sarará são novatos no radar do torcedor. Nesta semana, o Grêmio efetivou a compra dos direitos de Vitinho junto ao Paraná Clube. O guri de 19 anos chegou em 2019, por empréstimo, para o sub-20. Acabou emplacando e, por isso, o clube fez o investimento e assinou com ele até 2025. No sábado (13), ele já havia sido relacionado para a partida contra o Esportivo, em Bento. Sarará, 18 anos, é destaque do sub-20 e chegou neste ano ao transição.
A outra cara nova já é bem mais conhecida da torcida. Victor Bobsin, enfim, ganhará oportunidade de treinar e usar o vestiário do grupo principal no CT Luiz Carvalho. Aos 21 anos e com contrato até o final do ano, ele está presente no imaginário do torcedor desde 2017, quando foi campeão sul-americano sub-17 numa seleção que tinha nomes como Vinícius Júnior, Yuri Alberto e Paulinho, hoje no Bayer Leverkusen.
Bobsin voltou ao Grêmio com status de promessa e presente na lista de scouts de grandes europeus – noticiou-se até interesse do Barcelona. O clube gaúcho precaveu-se e assinou com ele um bom contrato, válido por cinco anos. Só que, em Porto Alegre, sua fama nunca se confirmou. Muito pelas seguidas lesões.
Só em 2018 foram três: tendinite no joelho, fratura do quinto metatarso e uma pancada que acabou provocando ruptura no músculo. Fez apenas 10 jogos nesse ano. Em 2019, padeceu de novo com lesões. Uma delas antes de uma viagem do time de transição por Portugal e Espanha.
Na última temporada, também pouco jogou por causa das lesões. Quem acompanha o dia a dia da base garante que ele está treinando bem. Com 1m85cm e bom porte, Bobsin pode finalmente se apresentar à torcida.