Os rivais da Dupla nesta terça-feira, pela Libertadores, também tiveram um fim de semana opaco. A Universidad Católica empatou em 2 a 2 com o Everton, fora de casa. O América de Cali foi a Ibagué e perdeu por 1 a 0 para o Tolima, aquele mesmo que veio a Porto Alegre e vendeu caro a sua eliminação para o Inter na segunda etapa da pré-Libertadores.
No caso da Católica, que chega nesta segunda-feira a Porto Alegre, o técnico Ariel Holan mandou a campo uma equipe com reservas e garotos recém puxados da base. Perdia para o Everton por 2 a 1 até o final do segundo tempo.
Só empatou quando Holan mandou a campo titulares importantes, como Zampedri, Pinares, Saavedra, Aued e Lanaro. O 2 a 2 só veio no final, em pênalti convertido por Aued. O jogo foi no mítico estádio Sausalito, em Valparaíso, palco do começo da caminhada do Brasil no bi mundial em 1962.
O América, por sua vez, jogou boa parte do segundo tempo com um jogador a mais e, mesmo assim, não conseguiu evitar a derrota para o Tolima novo líder do Campeonato Colombiano. O técnico Juan Cruz Real preservou titulares importantes, como o centroavante Adrian Martinez e o meia-atacante Duvan Vergara, destaque no jogo em Porto Alegre.
No segundo tempo, Cruz Real até chamou alguns titulares, como Carrascal e Juan Pérez, mas foi insuficiente. O América receberá o Inter como nono colocado na classificação do Colombiano, com 15 pontos em 10 jogos. O que, neste momento, não o habilita para a disputa dos playoffs.