A La Liga merece todo o nosso olhar. Pelo excelente campeonato que organiza e, mais ainda, pelos passos firmes e adiantados que dá fora do campo. A associação dos 42 clubes das duas principais divisões da Espanha mostra que o futebol é só a ponta mais visível de uma indústria de entretenimento e produção de conteúdo. Uma indústria bilionária, aliás.
O último passo da La Liga mostra que o olhar está lá na frente. Ela firmou um contrato de 15 anos com o PortAventura World, um resort com cinco hotéis nas imediações de Barcelona, parques temáticos e parque aquático de 50 mil metros quadrados. Juntas, as duas unirão marcas no The Beat Challenge, uma experiência física e digital no PortAventura que, claro, terá a marca dos clubes.
Por que a La Liga olha la na frente? Porque o resort e os parques da PortAventura são um dos principais endereços de férias das famílias na Europa. Oferecem atrações de diversão e uma experiência digital no formato de jogo e interações.
A La Liga pretende, ao inserir seus clubes nesse ambiente, fisgar torcedores do futuro e, assim, vencer uma concorrência cada vez mais feroz. Se para a geração nascida até os anos 1990 o futebol na TV e no estádio reinava quase absoluto como lazer, para a nova geração o cardápio é de uma variedade absurda, com APPs de streaming, jogos de outras ligas e de ligas norte-americanas (na palma da mão), games em rede, redes sociais e por aí vai.
O The Beat Challenge é um projeto de 150 milhões de euros. A primeira fase consumirá 10 milhões de euros, em que serão desenvolvidos games, com as marcas dos clubes, ambientados no PortAventura e a construção de um restaurante temático da La Liga dentro do resort.
O plano é inaugurá-lo ao final da próxima temporada. A segunda fase, de aproximadamente 40 milhões de euros, incluirá o design e o desenvolvimento de uma nova atração temática da LaLiga no parque. A terceira e última fase, estimada em 100 milhões de euros e a criação de um parque temático da LaLiga dentro PortAventura World.
Os fãs da La Liga, claro, terão planos de vantagens para usar no resort.
O plano dos parceiros espanhóis é exportar a ideia para outros lugares do mundo, em um projeto que uniria tecnologia, turismo e entretenimento esportivo. Ou seja, como se vê, o futebol já bem mais do que bola na rede. Pelo menos lá do outro lado do oceano.