No início da temporada, ainda de ressaca da conquista da Libertadores sobre o Boca Juniors e depois de sofrer a terceira derrota seguida, Marcelo Gallardo diagnosticou que o River Plate deveria "conquistar uma nova namorada". Ou seja, buscar algo novo, que o desafiasse. Este novo amor, pelo jeito, foi encontrado. São dois meses sem perder e uma série de 12 jogos de invencibilidade.
Gallardo conseguiu apresentar aos jogadores um novo desafio. O que era o mais difícil depois de ganhar uma Libertadores em uma final sobre o Boca. Mais difícil até do que encontrar substitutos para o capitão Maidana, que estava no clube desde 2010, e para o craque Pity Martínez. O jovem Martínez Quarta entrou na defesa, e Juan Fernando "Juanfer" Quintero assumiu o protagonismo no meio-campo.
Porém, começaram a se acumular os problemas. A primeira baixa foi o volante Exequiel Palacio. Depois, o lateral-esquerdo Casco. Mais recentemente, a baixa mais impactante, do colombiano Quintero. Gallardo passou, então, ao segundo desafio da temporada: a remontagem do time — o que continuou com a lesão do goleiro Franco Armani, que será substituído pelo veterano German Lux.
Enzo Pérez assumiu lugar no meio, Angileri veio do Godoy Cruz para a lateral esquerda. Falta ainda definir quem erá o novo centro criativo. A fila tem bons nomes, como Ferreira, cria da casa, e o uruguaio De la Cruz.
Mesmo ainda em fase de remontagem do time, Gallardo conseguiu encorpar uma equipe. Tanto é que o River disparou na Superliga Argentina e garantiu, por antecipação, lugar na Libertadores 2020. Em 10 jogos, teve oito vitórias e dois empates. O mesmo sucesso não se repete na Libertadores, com dois empates — um deles, contra o Alianza Lima, nos acréscimos. O River, como se vê, encontrou seu novo amor. Mas falta conquistá-lo por completo.
O River em 2019
19/1 — River 0x1 Defensa y Justicia
23/1 — River 1x2 Unión de Santa Fe
27/1 — River 1x3 Patronato
30/1 — Godoy Cruz 0x4 River
3/2 — Vélez 1x2 River
10/2 — River 2x0 Racing
14/2 — Rosario 1x1 River
17/2 — Banfield 1x1 River
24/2 — River 2x1 San Martín
2/3 — River 4x2 Newell's
6/3 — Alianza Lima 1x1 River
10/3 — Atlético Tucumán 0x1 River
13/3 — River 0x0 Palestino
17/3 — River 3x0 Independiente
30/3 — Talleres 0x2 River