Geromel é o monstro da zaga do Grêmio. Marcelo Grohe, o milagreiro das horas delicadas. Maicon, o capitão e dono da bola no meio-campo. Everton, a velocidade e cara da definição. Os números, no entanto, mostram que, no momento, é Luan o jogador mais importante deste Grêmio às vésperas das decisões da Copa do Brasil e da Libertadores.
Conforme o Footstats, base de dados de estatísticas do Brasileirão, Luan é o jogador que mais criou chances de gol neste Brasileirão. São 32 finalizações e 26 assistências. Está empatado com Róger Guedes, que já trocou o Atlético-MG pelo futebol árabe. A diferença entre eles está no aspecto coletivo. Guedes arrematou 41 vezes a gol e deu 17 assistências – o que explica o fato de ser um dos goleadores do Brasileirão, é bem verdade.
O fato é que Luan, nesta engrenagem gremista, mantém-se como um jogador fundamental. Atuando livre entre as duas áreas, consegue encontrar com facilidade o caminho até o gol adversário. Por isso, passa por ele, necessariamente, a caminhada do Grêmio neste agosto dos mata-matas.