Uma jovem argentina inspirou Elton Saldanha para a composição de um clássico da música gaúcha. Lançada em 1994 em parceria com o amigo Rui Biriva, a canção Castelhana completa 30 anos. Malena é o nome da castelhana, a "linda flor" que encantou o cantor e compositor gaúcho durante uma viagem.
Em um automóvel Monza, Elton Saldanha cruzou a Argentina com três companheiros no segundo semestre de 1992. Eles faziam o planejamento para o roteiro da cavalgada do grupo Cavaleiros da Paz entre Cidreira, no Rio Grande do Sul, e Valparaíso, no Chile.
Na cidade de San Francisco, na província argentina de Córdoba, precisaram de orientação sobre o trajeto. Em frente a uma universidade, abordaram Malena. Ela ofereceu ajuda, já que era o caminho da sua casa. A jovem embarcou no carro e partiram. Na residência da família, pobre e acolhedora, os gaúchos pegaram água quente para o chimarrão.
— Eu fiquei encantado, era muito bonita, uma de sete irmãs. Voltei encantado ao Brasil — recorda Saldanha.
No início de 1993, em 57 dias, os cavaleiros foram do Brasil ao Chile. Elton Saldanha voltou a ver Malena quando a cavalgada passou por San Francisco. A jovem de aproximadamente 20 anos e a família esperaram a passagem dos gaúchos no parque da cidade.
O músico conta que pretendia mostrar o cavalo e até pegou o violão para tocar. Quando imaginou que poderia rolar um romance, foi chamado para encontro com as autoridades locais. Nunca mais encontrou Malena.
No retorno a Porto Alegre, procurou o amigo Rui Biriva, vizinho em prédio no bairro Menino Deus. Em poucos minutos, Elton Saldanha escreveu a letra. Rui Biriva fez a música.
Em 1994, a música Castelhana teve duas gravações. Ela estourou com o grupo Os Nativos, que fazia mais shows na época. Elton Saldanha colocou a canção no disco Cavaleiros da Paz, que também tem o sucesso Eu Sou do Sul.
Onde está Malena, a castelhana? É um mistério. Ela não soube da música, gravada por vários cantores e grupos gaúchos. A linda morena argentina nunca ouviu o convite "larga tudo e vem comigo".
Letra
Eu hoje me vou pra fronteira
Pois queira ou não queira
Vou ver meu amor
Esperei toda a semana
Pra ver a castelhana
Minha linda flor
Tá frio na minha cidade
A bem da verdade está frio demais
Ao sul do meu coração
Quero tempo bom
Só você me trás
Ao sul do meu coração
Quero tempo bom
Só você me trás
Larga tudo e vem comigo
Vamo encarar o perigo
Larga tudo e vem comigo
Vamo encarar o perigo
Castelhana se você me ama
Me ama
Me ama
Me diz
Castelhana se você me ama
Me ama
Me ama
A gente pode ser feliz