O aniversário de Porto Alegre já provocou muita divergência. A cidade chegou ao ponto de comemorar os 200 anos duas vezes. Moradores festejaram o bicentenário em 1940 e, depois de revisão, em 1972. Por que estamos celebrando os 250 anos em 26 de março? A consagração desta data foi uma novela.
Jerônimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos, tropeiro nascido na Ilha da Madeira, estava com familiares e agregados por estas bandas do sul do Brasil desde 1732. A sede da fazenda ficava no Morro Santana. O pequeno povoado no Porto de Viamão foi denominado Porto do D´Ornelas, popularmente chamado de Porto do Dorneles. Outros dois sesmeiros também ocuparam as terras da atual cidade de Porto Alegre.
Os 60 casais açorianos, que chegaram em 1752, deveriam povoar a região das Missões, mas acabaram ficando no Porto do Dorneles. Construíram as primeiras casas na área do atual Centro Histórico. Surgia o Porto dos Casais. Contrariado com a ocupação, mais tarde, Jerônimo de Ornelas foi morar em Triunfo. Com gradual crescimento do povoado, em 26 de março de 1772, o Bispo do Rio de Janeiro elevou a capela de São Francisco dos Casais à categoria de freguesia, desmembrando-se de Viamão. Em 1773, a Igreja Católica mudou o nome para Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre. O governador José Marcelino de Figueiredo transferiu no mesmo ano a capital de Viamão para Porto Alegre.
A fundação poderia ser considerada pelas sesmarias, chegada dos casais açorianos, elevação à freguesia ou transformação em capital. O prefeito José Loureiro da Silva optou pela data da assinatura da carta de sesmaria de Jerônimo de Ornelas, em 5 de novembro de 1740, por isso promoveu os festejos do bicentenário de colonização em 1940. A prefeitura decretou feriado municipal. O prefeito largou, no início das comemorações, pombos-correio com mensagem aos prefeitos de outros municípios saudando os 200 anos da capital.
A escolha da data gerou críticas e, na década de 1950, Loureiro da Silva pediu análise do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, que apontou o dia 26 de março de 1772 como "emancipação" do Porto dos Casais. Como freguesia, moradores passaram a ter registro de nascimento, casamento e óbito no povoado que surgiu com os açorianos.
A mudança oficial só ocorreu perto do "outro" bicentenário. Em 1971, a Câmara Municipal aprovou e o prefeito Thelmo Thompson Flores publicou a nova data de fundação. O 26 de março seria o aniversário em 1972, quando Porto Alegre completaria os 200 anos. Com a data consolidada, aproveite a comemoração dos 250 anos, porque será só uma vez.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)