Apontado por líderes tucanos como o nome certo para disputar a prefeitura de Porto Alegre em outubro, o ex-prefeito Nelson Marchezan (PSDB) ganhou um apoio de peso. Agora, é o governador do Estado, Eduardo Leite, quem defende abertamente que ele seja o candidato do partido na corrida ao Paço Municipal. A coluna conversou com o governador sobre o assunto, e ele afirmou que pretende conversar com Marchezan assim que retornar de Brasília.
— Marchezan foi um grande prefeito da Capital. Se ele quiser ser candidato, será candidato e terá todo meu apoio — opinou.
Leite está em Brasília nesta quarta-feira (3) para reuniões que tratam sobre apoio para a reconstrução do Estado após a enchente de maio.
— Voltando de Brasília, quero conversar com ele.
À coluna de Andressa Xavier em GZH, Marchezan deixou em aberto a possibilidade de ser o nome do PSDB para concorrer à prefeitura de Porto Alegre, sublinhando que a posição "negativa" é o cenário do momento. Portanto, pode ser modificado.
— Hoje, não — disse.
Na prática, o "hoje" da resposta é a chave da questão. Significa dizer que ele admite ser convencido do contrário. O que se sabe, nos bastidores, é que Marchezan quer que o partido dê demonstrações claras de apoio para, então, aceitar entrar na disputa.
Cenário eleitoral
Reportagem assinada por Fábio Schaffner em Zero Hora coloca Marchezan como o nome cotado pela presidente do PSDB no Estado, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Ela espera ter uma definição sobre candidato próprio do partido nos próximos dias. Paula e Leite convergem quanto à ideia de ver Marchezan como candidato.