O desinteresse de jovens pela política e o número baixo de registros para obtenção do título de eleitor fez acender um o alerta no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que passou a buscar artistas e influenciadores a fim de inclui-los na estratégia de convencimento dos jovens sobre a importância da participação na política.
Faltando pouco mais de um mês para o fim do prazo de confecção do título (4 de maio) esta é a mais baixa procura pelo público jovem em toda a série histórica. No caso do Rio Grande do Sul, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, pouco mais de 37,1 mil novos eleitores regularizam a situação para poder votar nas eleições majoritárias de outubro.
Buscando sensibilizar a juventude, uma das vozes que se somou a campanha é a da cantora Anitta que foi às redes sociais convocar brasileiros que já fizeram 16 anos a emitir seu título eleitoral junto ao TSE. O processo é simples e pode ser feito pela internet, como explicou a artista. O apoio de Anitta foi valorizado pela Justiça Eleitoral, por conta do alcance da cantora com seus milhões de seguidores. Somente no Instagram, sã0 60 milhões de seguidores.
Juliette, vencedora do BBB21 e que é um fenômeno de influência nas redes, também entrou no movimento de conscientização dos jovens sobre a importância da participação política. Ela destacou o dado da Justiça Eleitoral de que o número de adolescentes (16 e 17 anos) que tiraram o título para votar em outubro é o mais baixo da história.
Na onda, o Tribunal Superior Eleitoral gostou da convocação da ex-BBB e se uniu à influenciadora que tem seus seguidores apelidados de "cactos".
A estratégia da Justiça Eleitoral é vista como uma excelente jogada por especialistas que acompanham com preocupação esse desinteresse dos jovens pela política. Isso porque o ambiente digital é absolutamente ocupado por meninos e meninas nesta faixa etária e que são absolutamente influenciados pelas "personalidades" digitais.
Basta observar que as grandes marcas já entenderam que o público compra (para o bem e para o mal, é verdade) o que dizem os influenciadores.
Junto com as postagens dos influenciadores, aliás, o TSE tem apresentado a ideia de que é fazer o título é um processo simples e que é possível fazê-lo pela internet (sem sair de casa, portanto). O prazo se encerra em 4 de maio.