A primeira idosa vacinada contra a covid-19 no Rio Grande do Sul completa 100 anos neste sábado (24). E para celebrar o aniversário, Eloína Gonçalves Born ganhará uma "festa" especial no residencial onde mora, em Porto Alegre.
Este é a segunda homenagem da semana. Na última quarta-feira (21), dona Eloína foi até o Palácio Piratini festejar junto ao governador Eduardo Leite, com direito a um policial militar tocando parabéns e o pagode "Cheia de Manias" no saxofone, mais um bolo de aniversário, claro.
A coluna teve acesso ao vídeo especial que foi produzido pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SindiHospa) para homenageá-la. Nele, autoridades como o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente da Assembleia, Gabriel Souza, dão seus depoimentos e desejam saúde e esperança para a aniversariante.
Melo, aliás, brinca com o fato de fazer aniversário no mesmo dia que a homenageada.
O depoimento mais especial, contudo, veio de longe. O cantor Zezé di Camargo, que Dona Eloína adora, fez questão de parabenizar a primeira vacinada no Estado e exaltar a alegria pelos 100 anos da gaúcha. O depoimento será exibido a ela na tarde deste sábado (24).
Assista ao recado do cantor Zezé Di Camargo:
Assista aqui ao vídeo completo da homenagem:
Nesta semana, dona Eloína visitou o Palácio Piratini para festejar seus 100 anos. Ela foi recebida pelo governador Eduardo Leite, que contou que sua mãe também faz aniversário na mesma data.
Enquanto o governador e dona Eloína papeavam, um policial militar chegou empunhando um saxofone, do qual ressoava no grande salão do Palácio Piratini um "Parabéns a Você". Enquanto a música era tocada, veio, ainda, um bolo de aniversário e uma orquídea de presente para a dona Eloína. Quando o som parou, o governador perguntou o que ela gostaria de ouvir.
— Pode ser uma música bem mexidinha — pediu a idosa.
O policial não teve dúvida: no mesmo momento, passou a tocar “Cheia de Manias”, do grupo de pagode Raça Negra. Leite prometeu, da próxima, levar seu pandeiro para acompanhar a canção.
*Com informações de Isabela Sander sobre a visita de Dona Eloína ao Piratini