A procuradora da República Thaméa Danelon , que integrou a força tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo, resolveu se manifestar a respeito do avanço do coronavírus e reforçar um alerta à população brasileira: a epidemia de corrupção.
Em mensagem publicada nas redes sociais, Thaméa, que atualmente está na área civil da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, disse que os cidadãos precisam ficar atentos para a pandemia — assim declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) —, mas sem esquecer que a corrupção é a verdadeira doença que "contaminou" o país.
Por conta da pandemia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a proibição de viagens de estrangeiros procedentes da Europa para aquele país, em uma tentativa de conter o avanço do coronavírus. Trump falou à nação em um discurso na noite desta quarta-feira (11).
Em sua manifestação, o presidente chegou a afirmar que "todas as viagens da Europa aos Estados Unidos" estavam suspensas por 30 dias, a partir de sexta-feira (13). Contudo, logo em seguida, o governo deixou claro que a medida não se aplica a cidadãos americanos, pessoas com residência permanente nos EUA e familiares de cidadãos do país.