No dia em que se comemora o esporte que é considerado paixão nacional, atletas e entidades foram homenageados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em Brasília. Entre eles, o zagueiro Lúcio, 41 anos, pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira e que foi jogador do Internacional. Além dele, outros atletas como Mauro Silva e Jairzinho também receberam honrarias concedidas pelo governo federal nesta sexta-feira, por conta do Dia Nacional do Futebol. A data, aliás, é por conta de uma homenagem ao Sport Clube Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900 - o time mais antigo do Brasil.
À coluna, o zagueiro Lúcio, que segue em atividade pelo Brasiliense, se disse honrado por receber a homenagem diretamente das mãos do presidente da República, Jair Bolsonaro. Ele avalia que a distinção serve também como incentivo e valorização do esporte.
— Isso serve de incentivo para valorizar cada vez mais o nosso futebol. E também em nome do nosso futebol e de todos os jogadores e jogadoras do nosso país. Sem dúvida, é um dia importante e esperamos que isso venha a se repetir todos os anos para que nosso futebol cada vez mais ganhe ainda mais prestígio e respeito. Sem dúvida, é um dia a ser comemorado pelo Brasil porque, né, e a paixão de todo brasileiro. É o país do futebol, sem duvida fico muito feliz de participar e contribuir para o progresso do futebol — afirmou.
Além de Lúcio, o Sport Club Rio Grande, aniversariante do dia, também foi homenageado pelo presidente Jair Bolsonaro, justamente por ter sido o primeiro clube de futebol do Brasil. A honraria foi entregue ao conselheiro do time, Cecílio Sepúlveda Monteiro Teixeira.
Confira todas as homenagens
— Na categoria “Futebol Masculino”, ex-jogadores representantes das seleções campeãs mundiais de futebol: Pepe (atacante campeão pela seleção em 1958), o filho de Zagallo(atacante da seleção de 1962), Jairzinho (atacante da seleção em 1970), Mauro Silva (meio-campo em 1994) e Lucio (zagueiro em 2002);
— Na categoria “Futebol Feminino”, jogadoras que participaram do vice-campeonato mundial e do título de campeã da Copa América: Aline Pellegrino (zagueira vice-campeã mundial em 2007) e Tamires (lateral-esquerda campeã da Copa América 2018);
— Na categoria “Entidade Esportiva”, a homenageada será a CBF, pela conquista da Copa América 2019;
— Clube (homenagem ao Sport Club Rio Grande por ter sido o primeiro clube de futebol do Brasil);