A prefeitura de Porto Alegre decidiu turbinar as ações que vão marcar o mês da diversidade (junho), quando é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBT, no dia 28. A primeira ação iluminou um espaço tradicional e histórico da cidade: o Monumento ao Expedicionário, localizado na Redenção. A intenção é chamar a atenção para a causa, mas também promover o desenvolvimento econômico do município. Conforme o Diretor de Turismo e Eventos da prefeitura, Leandro Balardin, a expectativa é atrair de 150 a 200 mil pessoas para os dias de evento, gerando o ingresso de quase R$ 20 milhões na economia local.
— A parada LGBT de Porto Alegre está sendo tratada como um grande evento em crescimento no segmento internacional, já sendo considerada um dos maiores do Brasil. Além de trazer turistas para a capital, o evento incrementa em muito a economia nos mais variados setores. Os números podem ser medidos com um gasto médio (ticket médio) de R$ 250 por participante da parada LGBT, isso projetando um valor por baixo — explicou Balardin à coluna.
A estimativa é que do total de público previsto, cerca de 75 mil venham de fora do Rio Grande do Sul. Por isso, a prefeitura está reservando o Parque da Harmonia, onde tradicionalmente ocorre o Acampamento Farroupilha, em setembro, como um espaço possível para acampamento de participantes da Parada de Luta LGBT. O espaço já foi utilizado, por exemplo, quando houve a vinda de turistas argentinos para a Copa do Mundo de 2014.
A organização do evento conta com Roberto Seitenfus, apresentador e organizador da Parada de Luta LGBTI, o apoio de movimentos sociais e também da Coordenadoria Municipal da Diversidade Sexual e Gênero da Prefeitura de Porto Alegre, que tem Dani Boeira como titular.
— As ações LGBTI não tem partido. Todos precisamos estar unidos nesta causa. Nós queremos tornar o e evento conhecido internacionalmente, no sentido de levar Porto Alegre para o mundo como uma cidade plural e acolhedora — destacou Boeira.
Além da iluminação e do acampamento, Porto Alegre contará com ações especiais nos dias 28, 29 e 30 de junho. Uma delas é a caracterização do ônibus de Turismo da Capital com as cores LGBT+. Além disso, haverá um desfile, conhecido como a parada em si, com seis trios elétricos. O roteiro partirá do Parque da Redenção até a Orla do Guaíba. Uma das convidadas confirmadas é a cantora Valesca Popozuda.