A bancada estadual do PT foi convidada pelo governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), para uma conversa nesta quarta-feira (0). A reunião será realizada ao meio-dia, na sala de reuniões da bancada petista na Assembleia. O tucano tem utilizado boa parte do seu tempo para conversar com deputados de diferentes partidos no Legislativo.
À coluna, o líder da bancada do PT no parlamento, Luiz Fernando Mainardi, confirmou o encontro desta quarta-feira e disse que acredita no diálogo.
— Que os espíritos democráticos prevaleçam em solo gaúcho — afirmou.
Este será o primeiro encontro com o partido de oposição após a vitória do tucano nas urnas. A intenção é estabelecer um diálogo com os parlamentares, diante da necessidade que o governo terá a respeito de temas polêmicos que serão remetidos à Assembleia Legislativa. Nesta terça, Leite se reuniu com bancadas aliadas, PTB e PP, e ainda hoje deverá estar com parlamentares do PSDB, PRB e PPS.
Os demais partidos estão definindo suas datas junto ao deputado Lucas Redecker, coordenador da equipe de transição de Leite. O PMDB, por exemplo, deve reunir-se com o tucano nesta quarta ou então na próxima terça-feira.
A equipe também sinalizou conversas com outros partidos de oposição, como PCdoB e PSOL.
Na Assembleia, um dos primeiros desafios do governador eleito se refere à manutenção das alíquotas elevadas do ICMS, que se encerram em dezembro. Para que permaneçam nesse patamar, Leite precisará requerer ao atual governador José Ivo Sartori (PMDB) que envie projeto de lei ao Legislativo ainda este ano. A previsão é que isso seja feito até o fim desta semana.
— Nós queremos estabelecer o diálogo. E estamos construindo as condições de diálogo junto ao Parlamento — afirmou Leite à coluna.
Além disso, está para ser votado o conjunto de projetos que reajusta salários de servidores do Tribunal de Justiça, Tribunal de Justiça Militar, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Publica e Assembleia Legislativa.