Juliana Bublitz

Juliana Bublitz

Jornalista, mestre em Desenvolvimento Regional e doutora em História Social, ingressou no Grupo RBS em 1999. Participou de coberturas marcantes como repórter de GZH, ZH e Rádio Gaúcha.

Inclusão
Notícia

Shopping cria "sala do aconchego" para famílias atípicas

Com acesso gratuito, iniciativa é voltada, em especial, para adultos e crianças autistas

Juliana Bublitz

Enviar emailVer perfil
Maíra Gatto / Divulgação
Local funciona como um ambiente de descompressão.

Com luz baixa, temática lúdica, murais sensoriais e áreas de relaxamento, o Canoas Shopping inaugurou nesta semana uma "sala do aconchego". Com acesso gratuito, diariamente, das 10h às 22h, o ambiente foi projetado para receber famílias atípicas, em especial, crianças e adultos autistas.

A criação de espaços do tipo vem crescendo no país. Eles já são encontrados em aeroportos, parques e até em estádios de futebol - o Grêmio, por exemplo, inaugurou o Camarote do Espectro Azul, na Arena, em março. 

No Rio Grande do Sul, até onde se tem notícia, a iniciativa em Canoas, desenvolvida em parceria com a empresa Causa Nobre, é a primeira em shopping centers do Estado. 

Tanto funcionários quanto lojistas receberam treinamento sobre o autismo entre os meses de janeiro e abril. Uma segunda etapa está prevista para maio.

Empréstimo de abafadores de ruído

Além da sala de acolhimento, o Canoas Shopping iniciou em abril o empréstimo de abafadores de ruídos para pessoas com autismo. 

Os equipamentos podem ser retirados na Central de Relacionamento, na mesma dinâmica em que são realizados os empréstimos de carrinhos de bebê. O Shopping também disponibiliza cordões de identificação para o autismo e deficiências ocultas, que podem ser retirados sem custos na central.

Leia mais colunas de Juliana Bublitz

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Madrugada Gaúcha

03:00 - 05:00