Em homenagem ao Mês Internacional da Mulher, 88 metros de trens da Trensurb serão grafitados com figuras em alusão à luta feminina. O objetivo da ação, idealizada pelo projeto IDentidade de Rua, é transformar os vagões em uma vibrante galeria de arte móvel.
O grafite será executado pelas artistas Bina Brum, Bruna Ranzon, Jamaikah Santarém e Jay Moraes a partir do dia 18 e, no dia 22, o trecho estilizado passa a circular.
Além da arte na parte de fora do veículo, a ação propõe interação com os usuários do trem por meio de realidade virtual. No interior dos vagões estarão disponíveis QR Codes (códigos para leitura de celular), direcionando para informações sobre as grafiteiras e sobre a arte.
— A ideia do projeto IDentidade de Rua é levar arte para espaços da cidade que normalmente não têm arte — diz Fabiana Menini, presidente do Instituto Trocando Ideia, que comanda o projeto.
Com 25 anos de existência, o instituto organiza ações diversas de promoção da cultura de rua. O IDentidade de Rua é um dos diversos projetos que integram a organização. É a quarta vez que o trem da Trensurb é grafitado e pontos de Porto Alegre já receberam a interferência artística, como o Túnel da Conceição.
*Produção: Maria Clara Centeno