A restauração das fachadas da Fundação O Pão dos Pobres, em Porto Alegre, entra em nova etapa nesta semana. Depois da conclusão da área frontal, inaugurada em agosto, será recuperada a parte interna do prédio histórico, tombado pelo município desde 2004.
A edificação foi projetada em 1925 pelo arquiteto alemão Joseph Franz Seraph Lutzenberger (pai do ambientalista José Lutzenberger), para o acolhimento de meninos carentes. Hoje, a entidade filantrópica atende 1,4 mil crianças e adolescentes, com um trabalho sério e reconhecido.
O plano de restauro - assinado pelos arquitetos Lucas Volpatto e Jacqueline Manica, do escritório Studio1 Arquitetura - teve autorização da Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC) para a captação de R$ 1,14 milhão.
A iniciativa, com gestão da Cult Assessoria e Projetos Culturais, também prevê uma exposição sobre a história da fundação, que completou recentemente 128 anos, e sobre a construção do imponente prédio.
Três empresas (MA Produtos Hospitalares, Sulgás e Vitlog Transportes) já aportaram R$600 mil. Mas ainda falta o restante da verba, fundamental para a conclusão do projeto.
Maiores informações sobre como apoiar a preservação desse patrimônio podem ser obtidas pelos contatos (51) 99236-6951 ou praxisgestaodeprojetos@gmail.com, com Cecília Muccillo Daudt.