Quem disse que não tem arte urbana no South Summit Brasil? Basta acessar o evento, ao longo dos armazéns do Cais, para ver o trabalho de diferentes artistas gaúchos, ao vivo e a cores. Pintores, grafiteiros e desenhistas estão colorindo, pelo lado de dentro, um trecho do famoso muro da Avenida Mauá, em Porto Alegre.
O trabalho teve início na abertura do fórum, na manhã desta quarta-feira (29), e seguirá até sexta-feira (31), quando se encerra o encontro global de inovação.
Uma das obras é do artista Renam Canzi, do estúdio Casulo (@casulo no Instagram). Natural de Garibaldi, ele vive na Capital há cerca de 10 anos e assina uma série de painéis na cidade. No South Summit, Canzi é responsável por um mural de 9 metros de comprimento, logo na entrada do evento. A imagem vai destacar o pôr do sol do Guaíba e outros ícones da Capital.
— A ideia é mostrar a sinergia das pessoas e a conexão com a cidade, bem no espírito do evento — diz Canzi, que planeja concluir o painel até quinta-feira (30) ao meio-dia.
Perto dali, outros artistas deixam suas marcas no South Summit, entre eles Ciro Russel, de Esteio, que nesta manhã conta com a ajuda de Bianca Carolina da Silva e Lox Giacomelli, ambas de Novo Hamburgo. Ele diz que a ação - ao longo de 12 metros de muro - é fruto de uma parceria da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
— Vamos receber alunos de escolas estaduais e de diferentes projetos sociais. Vamos mostrar como se faz um grafite na prática — relata Russel, empolgado.