A partir desta quinta-feira (15), a arquidiocese de Porto Alegre ganha oficialmente sua primeira basílica. Depois de ter o título confirmado em junho pelo Papa Francisco, a Igreja Nossa Senhora das Dores, no centro da Capital, terá a missa de instalação celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler a partir das 19h30min.
Conhecida pelas escadarias imponentes e pela coloração branca no alto da Rua dos Andradas (antiga Rua da Praia), a construção foi concluída em 1904 e tem uma ligação afetiva com a cidade.
— É um patrimônio histórico, cultural e religioso. Adorada e conhecida por muitos que a procuram, seja para celebrações e festas populares, seja para visitas, a igreja está inteiramente ligada à história de Porto Alegre — diz Dom Jaime.
Além da oração conduzida pelo arcebispo, outras missas estão previstas ao longo da semana até domingo - quando haverá uma celebração presidida pelo pároco da nova basílica, padre Lucas Matheus Mendes.
O título
É um reconhecimento do Vaticano a igrejas que atendam a critérios como alta veneração de fiéis, transcendência histórica e beleza artística e arquitetônica. Há outras duas basílicas no RS: o Santuário Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, e a Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo.