A jornalista Raíssa de Avila colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
O Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) registrou na manhã desta terça-feira (16) imagens belíssimas de uma baleia-franca, acompanhada de seu filhote, na praia do Cassino, em Rio Grande.
A equipe foi alertada da presença dos animais na costa e correu para identificar devidamente a espécie que navegava pela praia gaúcha. As imagens foram cedidas por Carlos Eduardo Soares, técnico do Projeto Pinípedes do Sul, executado também pelo Nema.
Paula Canabarro, oceanóloga do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), explica que as praias do Rio Grande do Sul são utilizadas como área de deslocamento desses animais, que normalmente estão a caminho da costa de Santa Catarina para atividades reprodutivas. Por isso, é possível que, até o início da primavera, outras baleias sejam avistadas pelo litoral gaúcho.
— Elas vêm do Sul e geralmente têm como destino final as praias de Santa Catarina. O filhote acompanha a mãe por conta da amamentação — explica Paula.
Outras imagens estão disponíveis no Instagram do projeto, @pinipedesdosul.