A notícia que todos os envolvidos no South Summit Brasil, em Porto Alegre, esperavam acaba de ser confirmada, em primeira mão, à coluna Informe Especial, nesta quinta-feira (5). Segundo o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, a edição do evento em 2023 está garantida e começa a ser preparada.
No ano que vem, o encontro deverá ocorrer na semana de aniversário da Capital, em março. É uma baita notícia para o Rio Grande do Sul.
— Na próximo segunda-feira (9), já começamos a trabalhar na próxima edição, que tem orçamento garantido — assegurou o secretário, que foi um dos principais nomes envolvidos na articulação para trazer o South Summit para o Rio Grande do Sul, junto do ex-governador Eduardo Leite.
A confirmação deve muito ao sucesso da estreia. O evento ainda não terminou - vai até esta sexta-feira (6) -, mas a avaliação dos organizadores é de que conseguiu atingir os objetivos, ao atrair grande público (mais de 10 mil pessoas) e conectar empresários, pesquisadores e investidores. O clima entre as equipes do Brasil e da Espanha, que trabalham juntas na operacionalização da programação, é a melhor possível.
Agora, cabe à sociedade exigir dos candidatos ao governo do Estado nas próximas eleições o compromisso de dar continuidade ao que se construiu até aqui - tudo isso, vale destacar, graças a uma união de esforços poucas vezes vista na história recente do Rio Grande do Sul.