A primeira segunda-feira do ano começou com novidade no Mercado Público, um dos cartões postais de Porto Alegre: os antigos decks de madeira, instalados junto ao Largo Glênio Peres e danificados pela ação do tempo, começaram a ser demolidos para dar espaço a novas estruturas, mais modernas, acessíveis e atrativas.
A demolição teve início por volta das 9h, e a expectativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos é de que seja concluída ainda nesta segunda-feira (3) ou, no máximo, na terça (4). Depois disso, será feita uma limpeza completa no local para que possa ser iniciada a reformulação.
Ao todo, são sete pontos. Com a desmontagem, bancada pela prefeitura, ficaram visíveis as más condições dos equipamentos, já deteriorados e a sujeira acumulada no interior. Eles estavam no local há 12 anos. Os permissionários responsáveis contrataram uma empresa especializada em controle de pragas para acompanhar os trabalhos e impedir qualquer possibilidade de infestação.
Além da retirada da demolição e higienização, o poder público fará a reativação do chafariz do largo. Aos comerciantes, caberá o custeio dos novos decks (projeto e execução da obra), que será dividido entre oito estabelecimentos: padaria do Mercado, restaurante Castelo, restaurante Havana, Panamericano Café, restaurante Metrô, padaria Copacabana, restaurante Pires e lotérica Sulista. A obra vai custar R$ 140 mil, e a novidade deve ficar pronta ainda neste mês, se tudo correr dentro dos planos.