Mais de um dia e meio depois do surgimento de um buraco na freeway, em Glorinha, a CCR ViaSul confirma ter encontrado uma única fenda na tubulação de concreto que passa cinco metros abaixo da rodovia. Ela foi a responsável pela erosão que ocasionou o congestionamento histórico na estrada no domingo (17).
As equipes que estão atuando no quilômetro 46 estão finalizando as escavações necessárias. Quando esse trabalho for concluído, a concretagem da galeria será iniciada, o que pode ocorrer ainda nesta terça-feira (19).
Há possibilidade de que o buraco comece a ser fechado a partir desta quarta-feira (20). Ainda não há previsão, porém, de quando a rodovia deverá ser liberada no sentido Litoral - Capital.
Atualmente, todo o tráfego está ocorrendo no sentido contrário - Capital - Litoral - e os veículos estão dividindo a pista. Não há registro de congestionamento nesta manhã no local.
Em paralelo, uma outra equipe da CCR ViaSul busca descobrir o que ocasionou a fissura na estrutura de concreto. A averiguação é necessária para identificar se algum trabalho extra deverá ocorrer na região para evitar que outros buracos surjam.
De acordo com a empresa, a freeway passa por monitoramento de drenagem a cada seis meses. Em setembro, após a enchente, a estrada foi inspecionada e nenhuma anomalia foi verificada.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) diz estar "atenta, monitorando e fiscalizando a atuação da concessionária". A autarquia federal informa que "tomará as medidas cabíveis, caso sejam constatados eventuais descumprimentos contratuais".
Questionada pela coluna, a ANTT não respondeu ainda quando haverá essa constatação de eventuais descumprimentos contratuais. Também não foi explicado o que foi analisado até agora, quando deve haver uma conclusão das averiguações, e quais medidas cabíveis poderão ser serem tomadas.
Nota da ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) segue atenta, monitorando e fiscalizando a atuação da concessionária, para garantir a melhor prestação do serviço aos usuários. A Agência tomará as medidas cabíveis, caso sejam constatados eventuais descumprimentos contratuais. De acordo com a empresa, "os trabalhos de recuperação da via na região devem seguir até a tarde desta segunda-feira (18). Equipes de conservação realizam os serviços de escavação e avaliação do terreno de forma a verificar as anomalias que causaram a erosão na via e recuperar o local para posterior liberação ao tráfego. O local está sinalizado e as equipes operacionais da Concessionária atuam na orientação dos motoristas." Para informações, os usuários podem procurar os canais de atendimento da concessionária (0800 000 0290 ou pelo Whatsapp (51) 3303-3858). Outra opção é registrar por meio da Ouvidoria da ANTT. Os contatos estão disponíveis no portal da Agência, em "Canais de Atendimento".