Depois de semanas de queixas mútuas, representantes da prefeitura de Porto Alegre e da Trensurb sentaram em uma mesma mesa para acertar os pontos de impasse. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (18).
O prefeito Sebastião Melo e o presidente da Trensurb, Nazur Garcia, chegaram a um acordo sobre a casa de bombas da empresa de trens, situada perto do cruzamento da Avenida Sertório com a Rua Voluntários da Pátria. Ficou acordado que haverá colaboração entre as partes para que a região não alague até que as obras de recuperação da estrutura de drenagem da água sejam finalizadas.
A prefeitura cederá uma subestação compacta de energia para que a casa de bombas possa funcionar com energia da CEEE Equatorial. Com este novo aparelho, mais equipamentos para escoar a água da chuva poderão ser conectados.
Essa cooperação irá durar até o fim das obras que a Trensurb está realizando na casa de bombas. O diretor-presidente do metrô, Nazur Garcia, reforçou também a necessidade de um levantamento de todas as redes que estão interligadas na casa de bombas.
- A casa de bombas foi originada para drenar a via férrea da Trensurb. Neste espírito colaborativo, precisamos que a Prefeitura faça este estudo de suas redes, para que se consiga entender o volume de água para drenagem da via urbana -, reforçou Garcia.
Para que o acordo seja efetivado, a prefeitura terá de abrir mão de ação na Justiça que pede que ela passe a gerir a casa de bombas. A administração municipal queria ficar responsável pela administração da estrutura.
Outro item acordado é a volta do terminal dos ônibus, que trazia passageiros das estações Aeroporto e São Pedro até o Mercado Público de Porto Alegre. Este ponto chegou a ser criado, mas, dias depois, a prefeitura transferiu o embarque e desembarque para o Terminal Júlio de Castilhos.
Por fim, houve concordância da Trensurb para que a prefeitura possa ter acesso facilitado às áreas da empresa de trens que funcionam junto ao muro da Mauá. Os técnicos do município querem poder entrar em área do trem para que seja possível fazer a recuperação da estrutura.