Os usuários da Avenida Cristóvão Colombo em Porto Alegre terão uma boa notícia nesta sexta-feira (29). O primeiro trecho da troca de asfalto será liberado.
Ao todo, um quilômetro estará pronto para uso, entre as ruas Ramiro Barcelos e Doutor Barros Cassal. A obra começou em julho do ano passado e deveria ter sido finalizada em 12 meses.
Apesar do avanço, a pavimentação como um todo vai demorar mais tempo para ficar pronta. A troca de asfalto do trecho da avenida Cristóvão Colombo, entre a Rua Ramiro Barcelos e a avenida Benjamin Constant, só estará pronta em março.
O último prazo indicava que a obra seria concluída em dezembro, mas a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) informa que a finalização foi alterada para março. O motivo do novo adiamento ainda é o reflexo que a enchente causou na região.
— A enchente foi um dos maiores motivos, mas tem a complexidade da obra. (O novo adiamento ocorre) Pelo trânsito forte na região, pelo tamanho do concreto e pelas intercorrências que poderiam acontecer durante a obra, além de que tem cruzamentos e entradas de garagem, que têm que ser feitas em etapas — explica o secretário Marcos Felipi Garcia.
Benjamin
Além da Cristóvão Colombo, a Avenida Benjamin Constant também passa por intervenção. O asfalto na frente de quatro paradas de ônibus, no sentido Centro-bairro, está sendo trocado por estrutura de concreto.
Até o final de dezembro, parte de todo o pavimento da avenida será substituído. A obra como um todo será finalizada em abril.