Na manhã desta sexta-feira (18), um avião voltará a pousar no aeroporto Salgado Filho. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) trará o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta.
A solenidade ocorrerá a partir das 10h. Ela irá marcar a retomada das operações de pousos e decolagens na pista, fechada por 168 dias por causa da enchente de maio.
— A reabertura do aeroporto de Salgado Filho é um marco importante no trabalho da reconstrução. Talvez seja o maior símbolo da retomada da atividade econômica, da reabertura das portas do nosso estado para o turismo, para a atração de investimentos, para tudo aquilo que é tão importante e fundamental nesse momento da reconstrução. E foi um desafio enorme — destaca Pimenta.
A ideia inicial era ter o presidente Lula na cerimônia. Porém, a sua presença acabou sendo desmarcada.
Apesar da solenidade, os voos comerciais só irão pousar em 21 de outubro. O primeiro avião de companhia aérea - da Azul - tocará a pista às 8h10, vindo da cidade paulista de Campinas.
Segundo a Fraport, 71 pousos e decolagens serão realizados envolvendo as cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo no primeiro dia da retomada. Seis das 16 posições de aeronaves estarão disponíveis.
— Na medida que chegou a ser cogitado março, dezembro, a gente conseguiu fazer todo esse trabalho junto com a Fraport, envolvendo diretamente o CEO mundial da empresa, o governo federal, para poder antecipar esse prazo. Já antecipamos a venda das passagens há mais de 30 dias. E é evidente que cada passo que a gente dá nesse caminho da reconstrução é algo gratificante diante de todo o desafio e todo o esforço que nós vivemos — comemora Pimenta.
Em 28 de outubro já será possível ter 98 voos entre partidas e chegadas no terminal, atendendo 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número passará para 122 pousos e decolagens para 16 mil passageiros. Em termos de comparação, a Base Aérea de Canoas vem operando, diariamente, 26 voos de partida e chegada atendendo aproximadamente 4,5 mil passageiros.
Os voos ocorrerão entre 8h e 22h. Durante a madrugada, a empresa Traçado seguirá atuando na troca de asfalto no restante da pista. O objetivo é concluir os reparos até o dia 15 de dezembro. No dia seguinte, o aeroporto estará nas mesmas condições antes da enchente de 3 de maio.
Verba federal
A Fraport já pode usar R$ 425,9 milhões de recursos do governo federal para a recuperação do aeroporto. Para ter acesso à verba, a empresa precisa encaminhar os documentos que comprovam os gastos até agora.
A confirmação da ajuda federal traz fôlego para a empresa. O seguro contratado pela Fraport só cobrirá R$ 130 milhões de prejuízo.