As obras de recuperação da encosta do Arroio Boa Vista, no quilômetro 350 da BR-386, avançaram nesta quinta-feira (14). Por causa disso, a CCR ViaSul projeta que a ponte interditada parcialmente será totalmente liberada em até 10 dias.
O prazo foi projetado, segundo a concessionária, a partir da projeção de que os próximos dias terão menos chuvas. Alterações poderão ocorrer se houver mudança nas condições climáticas.
O estreitamento de pista tem ocasionado muito congestionamento. Na manhã desta quarta-feira (14), por exemplo, havia mais de seis quilômetro de lentidão na região.
Os trabalhos estão sendo realizados pela construtora Eurovias, contratada pela CCR ViaSul. As equipes fazem a contenção provisória da encosta. O talude existente será trocado por um novo.
Concluído este processo, o tráfego será totalmente liberado nas duas pistas e as ações ficarão concentradas na recuperação da fundação da ponte. Esta fase não trará interferência no deslocamento de veículos.
Na segunda-feira (11), a encosta de um dos lados da travessia cedeu por causa do excesso de chuva e alto volume de água do arroio. Equipes da CCR ViaSul trabalham no local desde terça-feira (12).
Quem se desloca no sentido Interior - Capital só consegue usar uma das duas faixas. A outra está interrompida por segurança.
No sentido Capital - Interior, as duas faixas estão liberadas para tráfego para quem vai em direção a Carazinho. Porém, quando necessário, a concessionária permite que uma destas duas faixas seja usada para deslocamento em direção a Porto Alegre.
A CCR ViaSul alerta que os motoristas devem redobrar a atenção ao passar pelo local, principalmente no horário de pico no fim de tarde e começo de noite.
Antes das chuvas, a ponte já vinha recebendo obras de alargamento de pista. Estão sendo construídos acostamentos e área segura para circulação de pedestres.
Também foi nesta ponte que um caminhão, que transportava combustível, explodiu após tombar em 2021. Por causa do acidente, a CCR ViaSul precisou fazer reparos na estrutura da travessia.