A chuva que atingiu o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (13) trouxe problemas para a BR-116 e um susto muito grande para motoristas. A precipitação causou uma lâmina d'água no km 386 da rodovia, em Camaquã.
Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para alertar quem passava pela região em direção ao sul do Estado. O policial Caio Dutra Viegas estava fora do veículo, pedindo para os motoristas recuarem, pois identificou que o alagamento aumentava. Dentro do carro da PRF, o policial Luiz Peters repassava dados para a central de comando da corporação.
Pouco depois das 9h, o inusitado ocorreu. Uma taipa rompeu e fez com que a água invadisse a pista com força, varrendo os carros, inclusive o da PRF.
— Em nenhum momento eu consegui voltar para a viatura. Primeiro eu fui levado pela correnteza, e, num determinado momento, a viatura, boiando, passou pelo meu lado e se aproximou, e eu consegui me segurar nela e subir em cima dela — descreve Viegas, que concedeu entrevista ao Gaúcha Mais, horas depois do resgate.
O veículo oficial ainda se deslocou por mais alguns metros e colidiu em algo, que o segurou. Com o vidro do carro baixo, os policiais conversaram e decidiram manter suas posições. Motoristas que passavam em direção a Porto Alegre jogaram cordas para ajudá-los. Uma delas foi segura e seria utilizada caso o veículo voltasse a se locomover.
— Eu temi pela minha vida. Eu tenho duas filhas, então eu só pensei nelas e pensei: "Eu tenho que sair daqui". Até tentei me segurar num outro veículo. Não consegui. Acabei me soltando e fui sendo levado. Fui boiando e, como falei, por sorte, bastante sorte, a viatura acabou se aproximando de mim e eu subi nela — relata o policial.
Foi com a diminuição no volume d'água e com a chegada dos Bombeiros que eles puderam ser resgatados. Nos demais carros arrastados todas as pessoas também foram resgatadas, sem lesões.
— O importante é que nenhum veículo virou de cabeça para baixo. E todos conseguiram sair quando a água começou a baixar — lembra Viegas.
Ouça a entrevista