O leilão que irá repassar um trecho de 220 quilômetros da BR-101 catarinense, entre Paulo Lopes e São João do Sul, para a iniciativa privada já tem data marcada. Será em 21 de fevereiro de 2020, na Bolsa de Valores de São Paulo.
O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (07). A concessão valerá por 30 anos. No período, serão investidos R$ 2,9 bilhões em obras.
A tarifa máxima do pedágio prevista será de R$ 3,97 (valores de novembro de 2016) em todas as quatro praças de pedágio previstas. Elas serão construídas em Laguna, Tubarão, Araranguá e São João do Sul.
Já a partir do 6º mês de atuação do contrato, o vencedor terá que dispor socorro mecânico, atendimento médico de emergência, sistema de informações e comunicação ao usuário. No primeiro ano, que antecede o início da cobrança, serão realizados reparos no pavimento e acostamento, adequação da sinalização, recuperação emergencial de pontes, viadutos e drenagem, além da limpeza da faixa de domínio.
As obras previstas para serem executadas dentro de período de concessão são as seguintes: implantação de 3ª faixa e, um trecho de 41 quilômetros, implantação de 74 quilômetros de vias marginais, construção de passarelas, rotatórias, entre outras obras.