Daqui a pouco mais de um mês, os passageiros, trabalhadores e frequentadores do aeroporto Salgado Filho ganharão mais 1,6 mil vagas de estacionamento. As obras de construção do novo edifício-garagem estão sendo concluídas. Somente ele contribuirá com 1.025 mil novos espaços.
As demais 600 vagas serão criadas com adaptações que a Fraport, administradora do aeroporto, está fazendo. O valor do estacionamento ainda não foi definido.
Os trabalhos serão concluídos em até 45 dias. Quando o prédio for inaugurado, o número de vagas no aeroporto saltará para 4,3 mil.
A construção do edifício-garagem está entre as atribuições da empresa alemã. A Fraport vai completar em junho 18 meses de gerenciamento do Salgado Filho e outros 16 meses de obras.
A próxima inauguração que o aeroporto terá será a área de check-in de voos internacionais. As negociações com as companhias aéreas já começaram. A partir do fim de agosto, os passageiros que viajarem para fora do Brasil terão o primeiro atendimento no espaço antigo do check-in doméstico.
Já em setembro, a empresa aérea Azul deixará o espaço que ocupa atualmente e se juntará às demais companhias no terminal um. Com isso, não haverá mais operações no prédio antigo do Salgado Filho. Mas o terminal dois não será fechado. No local serão mantidos os escritórios da Fraport e a Torre de Controle.
Todas as obras desta primeira etapa serão concluídas até outubro. Já a ampliação da pista será entregue até dezembro de 2021, conforme estipula o contrato.
O início das obras de ampliação do aeroporto ocorreu em março do ano passado. Até maio de 2019, os trabalhos já estão 60% finalizados. As melhorias são conduzidas pelo Consórcio HTBM, composto pelas empresas HTB, TEDESCO e Barbosa Mello.
Melhorias já entregues
Em dezembro de 2018, ocorreu a primeira entrega das obras no Terminal 1. Foi aberta a nova área de embarque internacional. Com essa mudança, o passageiro sobe ao 3º piso para acessar a área de embarque após realizar o check-in no 2º pavimento.
Na mesma época, foi entregue a uma nova área de taxiamento, o que facilita a movimentação das aeronaves, principalmente as de grande porte, entre os dois terminais.
Em abril de 2019, ocorreu a inauguração da nova área de check-in e de espaços para embarque e desembarque.