Há pouco mais de 45 dias, a Central de Licitações do governo do Estado divulgou o nome da empresa que venceu a concorrência para realizar a construção de um viaduto na Estrada do Mar (RS-389) com a RS-407, em Xangri-lá, no Litoral Norte. A construtora Traçado apresentou a melhor proposta.
Desde então, porém, a disputa segue em aberto. Ainda não foi possível homologar o resultado da licitação.
Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), isso ocorre porque a autarquia está buscando "a liberação de recursos do Tesouro do Estado para dar prosseguimento à homologação da licitação e à contratação da empresa vencedora".
O governo vai precisar gastar R$ 4,28 milhões para realizar a obra. Conforme estipula o contrato, a construção precisará ser executada em seis meses.
A licitação foi lançada em julho do ano passado. Nove empresas apresentaram proposta. O processo de escolha chegou a ficar suspenso no começo de 2019, pois o governo de Eduardo Leite determinou que houvesse um levantamento das obras já contratadas e dos processos de licitação em andamento.
Anos de espera
Em 2011, o governo de Tarso Genro realizou estudo sobre a viabilidade de construir o viaduto e realizar a ampliação de tráfego da RS-407. Em 2014, o termo de referência sobre a elevada foi finalizado. A projeção indicava um viaduto de 750 metros de comprimento com investimento de R$ 11 milhões. Por falta de dinheiro, o projeto ficou esquecido.
Em novembro de 2017, o governo Sartori decidiu retomar os estudos para construir o viaduto. A elevada ficou menor e a ampliação de tráfego da RS-407 foi abandonada.
Os valores foram revistos e reduzidos para R$ 5 milhões. O governo Sartori chegou a prometer que a obra estaria pronta no verão 2018/2019. Porém, sequer a licitação foi concluída.