Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14) o nome do novo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (Dnit-RS). Servidor dos quadros da autarquia, o engenheiro Delmar Pellegrini Filho será o comandante da pasta.
Ele terá a missão de concluir as obras em andamento nas rodovias federais gaúchas, como a nova ponte do Guaíba, a duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, travessia urbana de Santa Maria, entre outras intervenções. Além disso, terá um orçamento de R$ 300 milhões para manutenção das rodovias, reparação de pontes e construção de passarelas.
— Intenção é dar continuidade às obras, principalmente na BR-116, com entrega de alguns segmentos de pista dupla. Para a ponte do Guaíba há o reassentamento para liberar restante da obras e manutenção da malha em geral, apesar do baixo orçamento. Com a liberação da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2019, as empresas já estão aumentando o ritmo dos trabalhos para manter as pistas em boas condições — projeta Pellegrini Filho.
O novo superintendente tem experiência em cargos de chefia na autarquia. Durante as três gestões anteriores ele foi o número dois da linha sucessória do Dnit no Rio Grande do Sul. Foi superintendente adjunto nas gestões de Pedro Luzardo Gomes, de 2012 a 2015; Hiratan Pinheiro da Silva, entre 2015 e 2018; e Allan Magalhães Machado, entre 2018 e 2019. Pellegrini Filho também foi o supervisor da duplicação da BR-101 no trecho gaúcho, que foi realizada entre 2005 e 2011.
O antigo superintendente deixou o cargo em fevereiro. O paranaense Allan Magalhães Machado aceitou proposta para trabalhar no gabinete do novo diretor-geral do Dnit em Brasília, general Antônio Leite dos Santos Filho.