O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) marcou a data de inauguração do seu laboratório de tuberculose. Será às 9h do dia 11 de dezembro.
As obras começaram em junho de 2017 e foram finalizadas em julho de 2018. O antigo laboratório clínico foi ampliado e agora também faz diagnóstico da tuberculose. Ele está em funcionamento desde 19 de setembro.
Anteriormente os exames eram encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul ou para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro. O resultado levava até 60 dias. Agora, o prazo é entre 25 e 30 dias.
A obra foi viabilizada através de uma Parceria Público-Privada entre o GHC e o Instituto de Pesquisa em Aids do Rio Grande do Sul (Ipargs). O investimento foi de R$ 635,74 mil e foi feito pelo Instituto de Pesquisa em Aids da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos.
Segundo o presidente do Ipargs, Breno Riegel Santos, Porto Alegre é a capital brasileira com o maior coeficiente de incidência da doença, com 99 casos para cada 100 mil habitantes. O valor médio nacional é de 33 casos para cada 100 mil habitantes.