O horário de verão acaba neste sábado (17), no Brasil. Fim do entardecer prolongado, fim da tranquilidade para passear ainda à luz do dia – depois de uma jornada de trabalho –, fim das bicicletadas à beira-rio até 20h. Por quê?
Porque burocratas decidiram que, com a volta às aulas nas escolas particulares, os alunos terão mais segurança se a chegada ao colégio se der com dia claro – e, no horário de verão, o dia amanhece um pouco mais tarde. Típico raciocínio de quem não conhece o comportamento dos criminosos e nem lê a respeito. Sem falsa modéstia, estudo o assunto há mais de três décadas, trabalho em jornalismo criminal e, por isso, lhes informo: ladrão não gosta de acordar cedo. O horário em que os criminosos mais gostam de atuar, em qualquer cidade grande, é das 18h às 24 horas. Justo no período de tempo em que o dia permanece claro, durante o horário de verão.
Agora o governo decidiu nos abreviar a luz do sol, encurtar nossos passeios, obrigar o trabalhador a ir direto (e com medo) para casa, após o serviço. Outro argumento usado é que a economia de energia, uma das metas do horário de verão, não é tão grande que justifique a adoção da medida.
Espero que alguém com poder para decidir reflita sobre isso. E que o horário de verão em 2019 seja infinito, enquanto dure.
Ora, a questão é outra, não se limita a cifrões. Alô, Temer! Horário de verão é segurança pública! Estudos nas cidades mais violentas do mundo mostram que, quanto mais iluminada uma região, menos crimes nela acontecem. Isso foi comprovado em Medellin, a violenta cidade colombiana, quando a prefeitura resolveu investir em iluminação pública nas regiões mais pobres (além de dotá-las com praças e equipamentos de ginástica).
Bom, se luz artificial afugenta ladrões, o que dizer da luz natural, do sol? Por que, burocratas desse Brasil varonil, não se mantém o horário de verão... pelo menos até o final do verão? Sim, informo a vocês que o verão acaba oficialmente em 20 de março. Falo pelo menos... mas isso no Rio Grande do Sul. Em outros Estados ensolarados, o verão de verdade se prolonga, se prolonga, se prolonga... só que o governo insiste em não permitir. Espero que alguém com poder para decidir reflita sobre isso. E que o horário de verão em 2019 seja infinito, enquanto dure.