A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Personalidades, vinícolas, cartas de vinhos e... paisagens vitivinícolas. Essas são algumas das nove categorias que concorrem ao prêmio organizado pela Associação Brasileira de Sommeliers do Estado (ABS-RS), o Prêmio ABS-RS, no próximo dia 3, às 19h30min, no SPA do Vinho Hotel. Mais do que premiar todos os integrantes do setor, a iniciativa busca divulgar o mundo do vinho.
— Queremos dar relevância a todo o ambiente do vinho, que às vezes não é visto. Os diferentes negócios, as diferentes paisagens e as diferentes pessoas que estão relacionadas a isso — reforça Júlio Kunz, ex-presidente e atual diretor-executivo de Relações Institucionais da ABS-RS.
No caso da paisagem vitivinícola, continua o dirigente, a categoria é relevante pela economia, com o enoturismo, por exemplo, mas também pela cultura:
— A paisagem é a representação visual do terroir da região. O sabor, a história, a cultura.
E, neste ano, o terroir está diversificado no concurso. Além do Vale dos Vinhedos, que ganhou nos três anos de premiação até agora, concorrem a Campanha, Pinto Bandeira, Altos Montes e os Campos de Cima da Serra. Cada uma com produções únicas, reforça Kunz:
— O tannat da Campanha, pela proximidade com o Uruguai. O pinot noir dos Campos de Cima da Serra. Todos têm uma produção emblemática para chamar de sua.
As opções em cada uma das nove categorias do prêmio foram escolhidas por especialistas. A votação do público fica aberta até esta quarta-feira (20), de forma gratuita. E aí, arrisca um palpite? Deixe o seu voto aqui.