A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
É de Igrejinha, no Vale do Paranhana, a cervejaria artesanal gaúcha que fez dobradinha no pódio de concurso nacional e levou dois troféus para casa. Foi um bronze para cada categoria: a Ale (alta fermentação) e a Lager (baixa fermentação). A Stier aliás, também foi a única praticipante a ter dois dos seus produtos na final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 de cerveja.
Para Silmara Stier, diretora da cervejaria, esse é um reconhecimento diferente: do agro.
— Vem da CNA que é uma instituição que merece todo o nosso respeito, porque lida com o agronegócio, com produtores e agricultores de todo o Brasil.
João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), organizadora da premiação, faz coro à sua fala:
— O Brasil é um país com uma diversidade incrível de clima, sol e capacidade produtiva. A cerveja artesanal faz parte disso. A cerveja é agro, feita com produtos da agricultura.
Com uma produção de impressionantes 400 mil litros por mês da bebida, a cervejaria Stier começou pequena, anos atrás. Na época, o objetivo era resgatar um hábito antigo da família, que tem descendência alemã: a produção de cervejas. Agora, com dois prêmios nas mãos, a empresa já adianta que deve haver um projeto com as demais cervejarias premiadas nos próximos dias. No bar da fábrica, em Igrejinha, será disponibilizada torneiras para todas as 10 cervejas premiadas.
Em quarto lugar na categoria Ale, ficou a outra cervejaria gaúcha participante: a Metropolitana, de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos.
— A gente trabalha, faz cerveja porque a gente gosta. Mas a validação do trabalho é sempre muito importante. E não é uma pessoa próxima, o meu pai, a minha mãe. É uma pessoa de Brasília que disse que o meu trabalho está bom — observa também Paulo Dapper, dono da cervejaria Metropolitana.
Todos os cinco primeiros colocados receberam certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros ainda receberam troféus e Selo de Participação.
Os vencedores
Categoria LAGER
1º lugar - Alexandre Lewis Xerxenevsky (SP)
2º lugar - José Marcos da Silva (SP)
3º lugar - Silmara Andreatti (RS)
4º lugar - Raphael Vieira Ferreira Carneiro (MG)
5º lugar - Mark Neumann (GO)
Categoria ALE
1º lugar - Murilo de Araújo (BA)
2º lugar - Ricardo de Almeida Lima (PR)
3º lugar - Silmara Andreatti (RS)
4º lugar - Paulo Rodrigo Dapper (RS)
5º lugar - Tácio de Araújo Montes (DF)