A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Mais do que personagem principal da festa, a produção do azeite de oliva gaúcha será protagonista do cardápio da feira que começa nesta quinta-feira (17) em Guaíba. Do tempero da salada a ingrediente principal de sobremesas. A 3ª Olifeira, que ocorre no Largo José Cláudio Machado, vai até o domingo (20). E a ideia do evento é divulgar o trabalho do campo pelo paladar e desmistificar o consumo do produto gaúcho.
Presidente da Associação Brasileira de Consumidores de Azeites de Oliva e Derivados (Abrazeite), Lauren Azevedo, deu à coluna um spoiler do que o público encontrará à mesa nos quatro dias de feira: arroz doce, banoffee e bebidas feitas de azeite de oliva.
— Reuniremos em um mesmo lugar experiências sensoriais para que as pessoas descubram o verdadeiro sabor extravirgem do azeite — reforça a dirigente da entidade, que é a realizadora da festa, em parceria com a prefeitura de Guaíba.
Fazem parte ainda da programação mais de 40 expositores de azeite de oliva, degustação às cegas, concursos culinários e o primeiro encontro de olivicultores orgânicos.
No ano passado, a Olifeira recebeu 78 mil pessoas e movimentou mais de R$ 3,6 milhões. Para este ano, a expectativa é superar esses números.