Para dar conta de uma degustação simultânea com 800 participantes é preciso contar com a ajuda de um grupo igualmente grande. A 32ª Avaliação Nacional de Vinhos, realizada no final de semana em Bento Gonçalves, contou com 120 futuros enólogos para colocar nas taças as 16 amostras selecionadas para o evento.
A tradição que se repete dá aos alunos do curso de Viticultura e Enologia uma mostra do universo profissional do qual farão parte. Em uma das fileiras de mesas dos degustadores, a tarefa de servir o vinho era conduzida por Alice Marques, 22 anos. A jovem de Caçapava do Sul está no último semestre do Bacharelado em Enologia da Unipampa, em Dom Pedrito, na Campanha.
— É o momento de valorizar o produto brasileiro, muito bom poder participar de alguma forma. Também traz uma oportunidade de fazer contatos — conta a futura enóloga.
Além da Unipampa, integravam o time estudantes do Instituto Federal do RS (IFRS), do campo Bento Gonçalves, do Instituto Federal de SC (IFSC), do campus de Urupema, Instituto Federal Sul-riograndense (IFSUL), do campus Visconde da Graça, e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).