A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Já pensou em saborear uma bergamota sem descascar a fruta? Em Bento Gonçalves, na vinícola Aurora, isso já é possível. Ou quase isso. Preocupada em atrair o público jovem e expandir mercados, a cooperativa lançou a fruta como o sétimo sabor da sua marca de bebida Keep Cooler. Com a nova opção que deve chegar ao varejo a partir de julho, a estimativa é de que as vendas da marca deem um salto de 20% neste ano, com o incremento de 720 mil unidades.
A aposta no produto “é grande mesmo”, reforça o gerente-geral de marketing e vendas da Aurora, Rodrigo Arpini Valerio:
— As pessoas têm uma ligação afetiva com a bergamota. Principalmente aqui no Sul, no frio. É uma fruta que o brasileiro consome bastante. E também tem a ver com a nossa preocupação de levar novidades para o varejo — afirma, acrescentando que o projeto começou a ser desenhado há dois anos.
Levemente gaseificada e com aroma natural de bergamota, engana-se quem pensa que a bebida é feita da fruta. Na verdade, o Keep Cooler é elaborado com vinho branco, produzido com parte dos 10% dos 48,3 milhões de quilos de uva de mesa colhidos pelos associados da cooperativa. A bergamota entra no fim da receita, como aroma natural, extraído da casca da fruta e comercializado por fornecedores da Aurora.
— Não foi possível acrescentar a fruta em si porque, como é uma bebida alcóolica, qualquer elemento adicionado ao produto pode torná-lo instável, com uma validade menor, por exemplo — esclarece ainda Valerio.
Além da versão bergamota, o Keep Cooler, que tem 85% do share do mercado, possui os sabores morango, pêssego, citrus, piña colada, uva e açaí com hibisco.
Atualmente, a Aurora reúne 1,14 mil famílias associadas, com 2,8 mil hectares de área cultivada em 11 municípios da serra gaúcha.