A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Licor de bergamota, geleia da flor de capuchinha, salame de búfalo, noz pecan com chocolate e queijos temperados — inclusive com lavanda. Essa é apenas uma amostra de todo o cardápio do pavilhão da agricultura familiar na Expoleite e Fenasul deste ano, que se estende até domingo (21), no parque Assis Brasil, em Esteio. São produtos artesanais, feitos a partir de matérias-primas de propriedades rurais do Rio Grande do Sul.
— O que você encontra na Expointer, encontrará aqui, com menos expositores, por ser uma feira menor, mas com a mesma diversidade — garante Jocimar Rabaioli, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), uma das organizadoras do espaço.
Entre as 32 agroindústrias familiares participantes neste ano — na edição passada, foram 20 —, uma é de Soledade, a The Intenso Laticínios. Estreante em Esteio, o estabelecimento também tem a marca da renovação nas propriedades: foi criado pelo casal Tadeu e Eloiza Debona em setembro de 2022, quando decidiram agregar valor à matéria-prima produzida, o leite de vaca.
A fatia do leite industrializada pelo casal representa quase 15% do volume total mensal que é produzido pelo plantel. E vira doce de leite, iogurte e três tipos de queijo (colonial com iogurte, minas frescal e minas frescal com orégano), todos comercializados nas feiras deste ano. O restante do leite é vendido para a CCGL.
Para a dupla, a importância de participar de eventos como esse está na divulgação da sua marca:
— Como a agroindústria está começando, buscamos participar também para as pessoas conhecerem, para quando a agroindústria estiver com produto no mercado as pessoas saberem o que é — explica Eloiza.
Outra estreante na Expoleite e Fenasul é a agroindústria Ferreira, de Passo do Sobrado, que trouxe, entre 11 produtos, um que chama a atenção: o salame de búfalo.
— O pessoal da cidade e do Interior busca muito o diferente. Cada um que passa aqui quer conhecer os diferenciais de cada produto, experimentar um pouquinho de cada um — explica a produtora Vanessa Ferreira Rutsatz, que criou a receita lançada há menos de um ano, na Expointer do ano passado.
Além desse produto, calabresa defumada, bacon defumado, salame suíno, linguiças e salsichões compõem a vitrine exposta no pavilhão. Parte dos produtos (os feitos com carne bovina e de búfalo) é produzida a partir de matérias-primas da propriedade. O restante, (carne suína) é comprado de parceiros.