Não foi só a estiagem que afetou a produção de leite no Rio Grande do Sul no último verão. A combinação de alta temperatura e umidade do ar trouxe um desconforto para os animais que se converteu em menos leite no tambo. É o que aponta levantamento feito pelo Departamento de Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura. O comunicado agrometeorológico apontou ainda que quanto maior é a faixa de produtividade das fêmeas, mais intensa foi a redução em volume pelo desconforto térmico.
Engenheira agrônoma e doutora em Agrometeorologia, Ivonete Tazzo, que coordenada o grupo de pesquisadores com a médica veterinária Adriana Tarouco, explica a razão:
— Vacas com altas produtividades produzem mais calor corporal pela elevada taxa metabólica, dificultando a perda de calor em situações de alta temperatura e umidade do ar.
A pesquisadora explica que a estimativa é feita por meio de uma equação. É o chamado Índice de Temperatura e Umidade (ITU), que considera apenas os efeitos associados da temperatura média do ar e da umidade relativa do ar. Na análise, também se usou a divisão de acordo com as regiões ecoclimáticas do RS.
— Algumas são mais afetadas do que outras. O conforto ou o desconforto térmico também é diferenciado no Estado — destaca Ivonete.
Para vacas com produção entre cinco e 20 quilos* por dia, a queda média estimada, considerando todas as regiões, variou de -1,6 quilos (em fevereiro) a -3,8 quilos/dia (em janeiro). Já para as que tem volume diário entre 25 e 40 quilos de leite por dia, a queda média estimada foi de -3,6, registrada em fevereiro, a -6,5 quilos por dia, verificado no mês de janeiro.
O principal objetivo das estimativas é trazer um alerta de que um manejo diferenciado, mais adequado, em termos de conforto térmico, pode permitir aumento de produção ou, pelo menos, evitar a perda.
Assistente técnico estadual em bovinocultura de leite da Emater, Jaime Ries acrescenta outro efeito do estresse térmico dos animais, esse mais duradouro:
— Se as vacas tiveram estresse térmico, há atraso no ciclo reprodutivo.
*Um litro de leite equivale a 0,97 quilos