Com grande representatividade de nomes gaúchos em gestões passadas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, agora recriado com o adendo "e Agricultura Familiar", está oficialmente sob gestão do deputado paulista Paulo Teixeira. A cerimônia de transmissão do cargo, nesta terça-feira (3), contou com a presença do ex-ministro Pepe Vargas — entre outros parlamentares do Rio Grade do Sul. Chamado para compor mesa, foi citado no discurso do novo titular que o descreveu como "um grande conhecedor da pasta".
Credenciais que também o habilitam para indicações dentro da nova estrutura. Uma delas a de Edegar Pretto, candidato do PT ao governo do Estado nas últimas eleições e que chegou a estar entre os nomes cotados para o comando do ministério:
— Sim, acredito que a tendência é de que o Edegar esteja na composição. Estamos sugerindo nome dele para a Conab — disse Pepe.
Na nova configuração do governo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ficará sob o guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, assim como o INCRA e a Agência Nacional de Extensão Rural (Anater). O nome do ex-deputado Neri Geller vinha sendo apontado para a Conab. Pepe avalia que não estando mais vinculado ao Ministério da Agricultura, o nome de Edegar possa fazer mais sentido. Também há quem venha sugerindo o nome dele para a Secretaria da Agricultura Familiar.
Logo depois da cerimônia, Pepe teve uma conversa mais longa com Paulo Teixeira. O deputado estadual relata que a expectativa é de retomada das políticas públicas voltadas ao segmento:
— Será partir do zero, recompor estruturas de Estado que foram, literalmente, destruídas. O início será muito intenso para reorganização da casa para ter condições de desenvolver e rodar as políticas públicas.