De um lado, um espaço de inovação aberta, onde se buscam soluções para as necessidades do agronegócio. Do outro, uma empresa com envergadura global para fazer as descobertas chegarem à ponta final. Essa é a combinação que surge da aquisição da AgTech Garage pela PwC. Localizado em Piracicaba, interior de São Paulo, o hub ganhará uma ampliação fisica que o fará dobrar de tamanho. O projeto, em fase adiantada, deve ser finalizado até o primeiro semestre de 2023, conta Maurício Moraes, líder global de Agribusiness da PwC:
— O agro é estratégico, vem crescendo muito na empresa. De julho a outubro, teve 30% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. Focamos muito em crescimento, investimento, treinamento.
Os valores do negócio não são divulgados, mas a compra faz parte da estratégia que prevê mais de R$ 1 bilhão em investimentos nos próximos cinco anos no país.
E que se alinha na estratégia mundial da empresa, que inclui “capturar mais tecnologia e inovação”, usadas para construir a solução a partir de desafios trazidos pelos clientes. Ou seja, não tem receita pronta.
— A AgTech Garage entra para ser um braço que contribuirá com as ideias de inovação. Tem mais de mil startups conectadas, com um conjunto importante de clientes — diz Moraes, acrescentando que, nesse contexto, a PwC pode contribuir com “musculatura”.
Desde 2007, a empresa tem um Centro de Excelência Global em Agribusiness (CoE), no Brasil.
— Temas como biotecnologia, rastreabilidade, eficiência operacional, data analytics, conectividade no campo, foodtechs, agro fintechs, descarbonização, proteínas alternativas, transição energética, ESG, entre outros, estão na agenda dos principais tomadores de decisão das empresas do agro — acrescenta Marco Castro, CEO da PwC Brasil.