Não é apenas no varejo tradicional que esta é uma sexta-feira de descontos e vantagens, dentro da programação da Black Friday. Empresas do agronegócio também têm aderido à proposta, com oportunidades dos dois lados do balcão: para o produtor e para o consumidor. E, assim como na modalidade original, é uma chance para quem vende.
– Como tem muita empresa no mercado, disputando, elas querem atrair o consumidor e mantê-lo como cliente – avalia a economista Maria Flávia Tavares, da consultoria MFT.
Com trabalho na área de formação e capacitação, a consultoria também aderiu ao momento: os cursos estão sendo oferecidos com descontos no canal Acessa Agro, da multinacional Syngenta, que reúne produtos, serviços e programa de fidelidade.
Na mesma linha, a alemã Bayer, criou a Agro Week, para resgastes de pontos, a serem utilizados em serviços selecionados no marketplace da empresa, o Orbia. A “maratona” começou com uma live commerce, na segunda-feira, e termina nesta sexta-feira (26).
Outro exemplo vem da cabanha Rincon Del Sarandy, de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, que aderiu à Black Friday para a venda de touros. Iniciada no último dia 18, termina nesta sexta-feira (26), marcando o lançamento da plataforma de vendas online do tradicional criatório.
E, chegando do outro lado do balcão, a Mafrig, abriu até domingo (28) descontos exclusivos no aplicativo Bassi.Marfrig. A loja virtual tem 25 itens da marca de carnes nobres e a linha completa de proteínas 100% vegetais da PlantPlus Foods. Chamariz para quem vive em São Paulo, capital, local em que são feitas as entregas. A previsão é de que em 2022 outras regiões do país estejam entre as atendidas.
Maria Flávia lembra que compras no agro também pedem planejamento. O produtor deve a avaliar a real necessidade do item e conhecer bem o preço.
– Para evitar investir em algo que não seja essencial – ensina.