A primavera também vai aflorar na Centrais de Abastecimento do Estado (Ceasa), em Porto Alegre. Na próxima semana, de terça-feira (21) a sábado (25), uma programação especial vai marcar a chegada da nova estação — que começa oficialmente na quarta-feira (22) — e, ao mesmo tempo, marcar os 15 anos da Central de Flores.
São palestras com especialistas setor, workshops, oficinas e até lançamento de livro. Atividades que serão realizadas no pavilhão A8, dentro do complexo localizado na zona norte de Porto Alegre.
Lojista do espaço e um dos idealizadores da Semana da Primavera, Gabriel Francisco Rodrigues, explica que a ideia é atrair tanto permissionários quanto clientes. Ele lembra que o local é aberto e que serão respeitados todos os protocolos sanitário relacionados à covid.
O setor de flores vem colhendo uma retomada, depois do impacto em meio à pandemia. O espaço em si teve as atividades interrompidas por apenas uma semana — a Ceasa se manteve aberta —, mas a paralisação em segmentos como o de eventos afetou diretamente o ramo de corte. Por outro lado, o distanciamento social despertou o interesse em cultivar e manter plantas nas residências.
— A partir de agosto, retomaram consumo, com esse foco de levar a natureza para dentro casa. Lidar com flores, plantas faz as pessoas se sentirem bem, traz um ambiente diferente. Às vezes, tem gente que vem só para olhar — acrescenta Gabriel.
Em detalhes
- A Central de Flores fica no pavilhão A8 da Ceasa, que é o coração do abastecimento de hortigranjeiros do Estado
- No espaço, estão 20 empresas e 15 produtores. Além de flores, há mudas de hortaliças e comercialização de vasos e acessórios de decoração
- As vendas somaram em 2020 R$ 3,96 milhões. Entre os itens mais vendidos estavam crisântemos (56,98 mil pacotes), rosas (47,13 mil pacotes) e violetas (42,05 mil unidades).
- Na primavera, ganham destaque as plantas de cuia: petúnias, gerânios e samambaias