Gigante do setor de proteína animal, a JBS anunciou nesta quarta-feira (14) projeto para investimento de R$ 1,7 bilhão em unidades do Rio Grande do Sul até 2023. Já em andamento, o aporte deve gerar mais 2,7 mil vagas de emprego. E contemplará três das quatro áreas de atuação no Estado: suínos, aves e alimentos preparados. Do total, 35% será destinado ao desenvolvimento dos frigoríficos de Trindade do Sul, Passo Fundo e Caxias do Sul e da unidade de Nova Bassano, todos de frango. Outros 32% na planta de suínos em Seberi e 33% nas unidades de Bom Retiro do Sul, Seberi e Santa Cruz do Sul que trabalham com alimentos preparados.
— A gente acredita muito no Rio Grande do Sul. Temos uma operação já relevante, muito importante para JBS. E vai se tornar cada vez mais — afirmou Wesley Batista Filho, presidente da JBS no anúncio feito de forma virtual.
Ele falou ainda da importância do apoio do poder público para que se possa concretizar um investimento desse tamanho. Atualmente, a empresa tem cerca de 18 mil colaboradores diretos e presença em 25 cidades, contando fábricas e granjas — são 12 unidades produtivas no Estado. Trabalhando no sistema de integração conta com 2,8 mil produtores parceiros. No ano passado, investiu mais de R$ 270 milhões.
O governador Eduardo Leite reforçou a importância do projeto na economia gaúcha:
— É um investimento importante em mercado no qual temos orgulho de atuar com competência, com excelência, que é o da proteína animal. Todo beneficiamento feito a partir dos frigoríficos aqui estabelecido e a produção da proteína animal têm grande qualidade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, observou ainda que o investimento "além de emprego direto nas plantas e nas granjas fortalece a agricultura familiar".