A decisão não é unânime, motivo pelo qual a entidade se propõe a ajudar quem optar em participar, mas a Associação Brasileira de Angus (ABA) emitiu nota nesta quarta-feira (1) em que manifesta contrariedade à realização da Expointer na nova data. O governo do Estado transferiu para o período de 26 de setembro a 4 de outubro a exposição, em razão do cenário trazido pela pandemia. Nesta quinta-feira (2), entidades organizadoras do evento voltam a se reunir com a Secretaria da Agricultura para tratar da feira.
Presidente da ABA, Nivaldo Dzyekanski, explica que a entidade fez um levantamento com os associados. A maioria manifestou contrariedade. Ele explica os motivos apresentados:
— Alguns produtores que levariam no período original não poderão levar na nova data porque têm leilão em casa, da temporada de primavera. Outro motivo é que o preparo para os plantios de verão. E uma grande maioria manifestou preocupação com a segurança.
Como há criadores que querem participar da Expointer, a associação garante que dará todo o apoio a eles, inclusive na realização de julgamentos. A angus, assim como outras raças de corte são consideradas as grandes estrelas da exposição. São conhecidas pela produção de carne de qualidade e costumam ter restaurantes dentro do parque durante a feira.
Leia abaixo a nota da Associação Brasileira de Angus (ABA):
Após ouvir seus associados, a Associação Brasileira de Angus vem a público manifestar posição contrária à realização da Expointer 2020 na nova data proposta (de 26 de setembro a 4 de outubro). No entanto, registrou-se o interesse de alguns associados de levarem seus animais para a exposição. Em caso de liberação da Expointer pelos órgãos oficiais de Saúde, a Angus apoiará esses criadores, fazendo-se presente na feira e dando todo respaldo necessário para a o bom andamento do evento.
Nivaldo Dzyekanski
Presidente da Associação Brasileira de Angus
01/07/2020